A Bíblia é a Carta que Deus nos Deixou

Quero ser Iluminado por tua Palavra Senhor

Uma lâmpada debaixo da cama não terá nenhuma utilidade,o resto da casa ficará na penumbra.


Lucas 8,16-18

Disse Jesus: “Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram.
17 Porque não há coisa oculta que não acabe por se manifestar, nem secreta que não venha a ser descoberta.
18 Vede, pois, como é que ouvis. Porque ao que tiver, lhe será dado; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado”.
O cristão precisa ser modelo para os demais, dando testemunho com seu modo de viver. A pessoa que segue a Cristo deixará sua luz brilhar para que outras pessoas possam ser iluminadas por ela

Jesus usou uma ilustração comparando as nossas ações boas como uma lâmpada. A lâmpada tem que ser colocada sobre um castiçal para iluminar quem entra. O cristão tem atitudes autênticas e não teme ser visto. O mundo precisa de pessoas corajosas que fazem resplandecer o amor, a solidariedade e iluminar as trevas de toda espécie de desamor e pecado.

Que o homem exerça a mansidão e a humildade e com firmeza denunciem toda espécie de violência. O egoísmo não pode resistir à luz da solidariedade e o ódio se dissipará frente a luz do amor. A palavra de Deus é luz que ilumina nossa consciência e nos ajuda a ver a vontade do pai. A palavra de Deus nos ilumina e revela nossa missão na igreja de ser luz para os outros.

Senhor,que eu não tenha medo de viver na autenticidade de tua palavra,luz que faz dissipar as trevas. Que eu tenha ações contrárias àquelas que mergulham o mundo na escuridão pela ausência de Deus.

Preciso Ter Fé

Aquele centurião Romano demonstrou fé e humildade e impressionou Jesus com seu pedido. Senhor, não te incomodes tanto assim, porque não sou digno que entres em minha casa. O homem não se achava digno nem de se aproximar de jesus e pediu a seus amigos que falassem do seu servo doente a Jesus e rogasse a ele para curá-lo.
Naquele tempo, 1quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte.
3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado.
4Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”.
6Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado ‘Faze isto!’, e ele o faz”.
9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

O oficial romano tinha um cargo e tinha subalternos que obedecia suas ordens,mas reconheceu Jesus como superior e soube se humilhar, fez o pedido e foi prontamente atendido por Jesus. Na leitura vemos que os anciãos ao interceder por ele diante de Jesus,citaram a amizade do centurião e a Sinagoga que ele edificou.

Jesus olha a humildade e a fé do homem,cura o seu servo não para pagar favores. Jesus faz o milagre e diz não ter encontrado fé assim nem em Israel.

A fé e a humildade agrada a Deus. Ter fé é deixar que Deus conduza a situação,ter fé é saber que Deus tem e quer o melhor pra nós,ter fé e sentir-se tranqüilo na presença de Deus e orar com alegria sabendo que será atendido. Ter fé, não é forçar Deus a fazer a minha vontade mas deixar que Deus de o rumo das coisas. Ter fé é fazer tudo que está ao nosso alcance e deixar que Deus faça resto.
Senhor Deus vem em auxilio da minha fé!Quero ter o semblante descansado  e depositar em seu coração tudo que me for impossível. Quero ter sempre um coração agradecido a ti meu Deus,e reconhecer que tudo que vem de ti me é bom. O senhor conhece as nossas necessidades mais profundas e está sempre disponível em nos ajudar. Obrigada Senhor pelo seu amor!

O que Jesus nos pede não é fácil,mas é o único caminho para a paz

Ler a palavra e aplicar em nossa vivência com certeza não é fácil. Porém não temos outra alternativa, se quisermos manter a paz em nosso meio. Já sabemos e já fizemos experiências contrárias ao pedido que Jesus nos faz descrito neste Evangelho de Lc 6,27-38 e com certeza o resultado está bem longe de ser a paz.
- Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também. Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta. Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.
- Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus. Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
- Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.
É consolador saber que Deus nos pede um estilo de vida, mas que acima de tudo possamos nos espelhar nele. Deus nos pede algo que comprovadamente da certo,porque ele nos amou primeiro,ele nos perdoa e não nos julga. Se O Cristo Jesus nos pediu para amar nossos inimigos ele sabia o que estava fazendo.

Seu coração rico em misericórdia quer dar oportunidades de reconciliação a todos,ele conhece nossas dificuldades e fraquezas e sabe que o amor e o perdão é o caminho para a paz .Sempre que tivermos algo contra nosso próximo se nos colocarmos no lugar dele pensaremos antes de qualquer retaliação ou julgamentos enganosos precipitados.

A promessa do senhor para quem cumprir estes mandamentos,é bem generosa. Ele diz que suas bençãos são tantas que não poderemos segurara-las nas mãos,a mesma medida que usarmos para medir os outros, Deus usará para nos medir. Sabemos então que tudo de ruim que acontecer conosco, somos nós mesmos que praticamos primeiro com nosso irmão. Vamos refletir sobre isto!

Perdoa Senhor, A Necessidade que Temos de Aparecer

No mundo onde as pessoas tem necessidade de fazer seu próprio marketing e querem se tornar conhecidas e admiradas,o Evangelho de hoje me faz refletir na conduta de Jesus frente aquela multidão que o seguia. Muitos é claro,só por curiosidade e buscando uma forma de incriminar Jesus.

Em Marcos 7,31-37 Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galiléia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem:
- "Efatá!" (Isto quer dizer: "Abra-se!")
E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam:
- Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!
Jesus cura um um homem surdo e que tinha dificuldade de se comunicar,era quase mudo e pelo que relata a palavra,Jesus não queria que os outros soubessem e pediu insistentemente que não o contasse para ninguém.

Jesus tinha seus motivos para isso,sabia que a divulgação do milagre não seria benéfico àquelas pessoas naquele momento. E como nos dias de hoje,as pessoas vivem sedentas por novidades acabaram espalhando o fato mesmo sem a permissão do Mestre. Ao contrário de muitos, Jesus não busca ostentação,cura e faz o bem unicamente por amor!

Efatá! isto quer dizer abra-se!Senhor que o meu coração se abra para as necessidades de meus irmãos,que meus ouvidos se abram para ouvir o outro,que meus lábios se abram orientados no amor para proferir palavras que dignificam o irmão,que minha boca se abra para o louvor a Deus!






Jesus Usava Comparações Interessantes Para Explicar as Coisas

Quando leio o Evangelho de Lucas 5,33-39 vejo comparações que Jesus usa para esclarecer sobre os acontecimentos que os fariseus e mestre da lei o questionam. Ele fala em remendos em roupa velha e roupa nova,fala de vinho e odres. Já li varias vezes esta passagem e confesso, não entendi muita coisa,porém hoje com a ajuda da Igreja quero me aprofundar um pouco mais.

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

Antes quero fazer a seguinte oração:

Vem Espírito Santo,vem me iluminar e que eu tenha verdadeiro interesse em saber a proposta do Evangelho de hoje. Que eu tenha verdadeiro interesse em abrir meu coração para receber,entender e por em prática os ensinamentos de Jesus. Não posso ler simplesmente, eu preciso entender e aplicar na minha vida para testemunhar a outros também.

Jesus ao ser comparado com João Batista e seus seguidores,não se abala,não se altera e mantendo sua paz explica o seu modo de anunciar o Reino de Deus.
Jesus,não se justifica dizendo que o modo antigo estava errado e nem diz que o seu modo de ensinar é o melhor,mas põe cada coisa no seu lugar e em seu tempo.

Para receber o vinho novo eu devo ser jarro novo.O odre velho não comportará vinho novo,vai se quebrar e então se perderão os vinhos e os odres. Se entendo que Jesus veio para trazer a salvação e quero me manter nos meus costumes antigos,não aceitando mudanças em minha vida,nada de novo vai acontecer.






Expulsar o Mau de Nossa Vida

Jesus querido,quero me purificar de tudo aquilo que não é do seu agrado. Vem me ajudar a reconhecer os pecados que atrapalham minha caminhada!Que eu ame a sua palavra e queira mais e mais estuda-la e acima de tudo por em prática os teus ensinamentos!

Leio Lucas 4,31-37 Então Jesus foi para Cafarnaum, uma cidade da região da Galiléia. Ali ele ensinava o povo nos sábados. Eles estavam muito admirados com a sua maneira de ensinar, pois Jesus falava com autoridade. Havia um homem na sinagoga que estava dominado por um demônio. O homem gritou:
- Ei, Jesus de Nazaré! O que você quer de nós? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou! Então Jesus ordenou ao demônio:
- Cale a boca e saia deste homem! Em frente de todos, o demônio atirou o homem no chão e saiu dele sem lhe causar nenhum ferimento. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros:
- Que tipo de palavras são essas? Este homem, com autoridade e poder, expulsa os espíritos maus, e eles vão embora. E as notícias a respeito de Jesus se espalharam por toda aquela região.
Estava ali na Sinagoga em cafarnaum um homem possuído por demônios,e provocava Jesus gritando. Jesus o mandou calar a boca e deixar o homem livre. Imediatamente o demônio obedeceu. Os que estavam ali ficaram muito admirados com a autoridade de Jesus e falavam entre si,quem é este que tem tanto poder?

Jesus de modo algum desprezou aquele homem,mas sim o mau que estava nele. Temos que ter o cuidado com as atitudes que tomamos com os doentes mentais,os drogados,os alcoolistas que vivem em nosso meio. E preciso reagir como Jesus,amar a pessoa e ajuda-la a se livrar dos empecilhos que o afasta da comunidade.

No tempo de Jesus muitas doenças era considerada possessão demoníaca e ainda hoje muitos ainda confundem uma doença mental como coisa vinda do maligno.A igreja ensina que não devemos deixar de buscar os médicos e os remédios que são dádivas de Deus para nós.É claro que Deus deve estar à frente em todas as nossas necessidades.





Acolho Bem os Profetas da Minha Região?

 Lendo o Evangelho Lucas 4,16-30 percebi que o povo que ouvia Jesus,no inicio ficaram admirados e elogiaram o Mestre,em seguida quando ouviram algo não muito agradável quiseram eliminar o Senhor do meio deles.Jesus mesmo disse que nenhum Profeta é bem aceito em sua própria Pátria.

Jesus não deixou de e pregar o Reino de Deus ali em sua Terra onde ele não era bem aceito,com isso nos ensina que precisamos dar testemunho da verdade em nosso ambiente de trabalho, em nossa casa,no meio das pessoas que poderão rir de nós e nos desafiar.

É bem mais fácil ir para uma lugar estranho e ser aceito pelas pessoas,do que anunciar Jesus no meio em que vivemos, onde todos conhecem nossas misérias e não dão crédito em nossas palavras.Jesus era perfeito,mas aquelas pessoas insistiam que o fato dele ser o filho do carpinteiro ,homem simples e pobre,não poderia ser Ele um profeta e muito menos o Salvador do mundo.

Em nosso ambiente quanto mais testemunharmos com gestos e atitudes mais mostraremos a nossa vontade de acertar e o nosso desejo de que as pessoas a nossa volta também possam ser um seguidor de Cristo,seguir o seu exemplo, amando como ele amou.

Jesus cita o milagres realizados por Elias com a viuva que vivia em Sarepta e a cura de Naamã o sírio realizada pelo profeta Eliseu,ambos os casos aconteceram com pessoas de fora de Israel.O profeta não pode realizar prodígios onde não há fé.

Os Verdadeiros Valores

Também nos tempos de hoje,por causa dos apegos e importância que damos as necessidades de higiene muitas vezes extrapolamos com as pessoas a nossa volta chamando a atenção para os cuidados necessários com relação a limpeza para manter a pureza de nosso corpo. Sabemos que a falta de higiene pode nos causar muitas doenças.

A obsessão por limpeza muitas vezes nos traz inimizades, causa  brigas e discussões,afinal é muito desagradável conviver com pessoas que não dão importância as coisas tão óbvias e necessárias para manter a ordem e o equilibro das coisas. Um povo descuidado da higiene comprovadamente é um povo
doente.


 Valorizar as coisas do alto



Veja o que o maior homem da humanidade,o mais inteligente,o mais
 sábio, vem nos alertar sobre os exageros e desvios que cometemos em nosso dia a dia com relação aos cuidados de higiene. Mc 7,1-8.14-15.21-23 Jesus observa e repreende aqueles fariseus que davam muita importância aos cuidados da limpeza das mãos e utensílios que usavam nas refeições. 

Qual o motivo,que faz Jesus intervir naquele costume tão importante?O exagero colocado nas coisas terrenas a ponto de esquecer o mais importante que é o amor, a delicadeza,que brota do íntimo de quem realmente se importa com o bem estar do outro. A intolerância que usamos para manter os costumes mostra a falta de amor verdadeiro para com nosso próximo. Cuidar do corpo apenas não basta,é preciso cuidar também das coisas que sujam nossa alma.Jesus vem nos ensinar isso!

Como bem nos lembra a Irmã Patrícia,não devemos nos iludir com aparências e pessoas que tudo entendem e tudo explicam,porém inferiorizam os irmãos e não se importam com os verdadeiros valores que é amar ao próximo como a si mesmo conforme pede Jesus.

Oração:Jesus,obrigada pela palavra de vida que nos trouxestes hoje!Ajuda-me a abrir minha mente para valorizar a pessoa em vez de dar importância exagerada às coisas. Que eu possa testemunhar a ti com minha a vida e não somente com palavras, que eu dê valor às coisas que não passam,que eu saiba amar as pessoas com as quais convivo. Amém!