A Bíblia é a Carta que Deus nos Deixou

Apoiemo-nos na Palavra de Deus

 

Evangelho (Lucas 4,1-13)


Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”
5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.
8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.
8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.
9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.
12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.
13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

A Escritura sagrada deve ser a nossa orientação em todas as circunstâncias. O Próprio Jesus a usou no momento em que o diabo tentou convence-lo que poderia transformar pedras em pães desafiando-o e pondo-o à prova.“A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’.

Podemos ver neste texto como o diabo é sedento de adoração,e sem nenhum escrúpulo ousou pedir que Jesus se prostrasse diante dele. Jesus novamente se apóia nas escrituras .‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.

Em outro momento o diabo muito petulante quer também usar a escritura para dizer que Deus poria seus anjos para livra-lo, caso Jesus se atirasse da parte mais alta do Templo. Jesus disse:
A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.
Jesus nos ensina que devemos conhecer bem as Escrituras Sagradas para nos ancorar na palavra de Deus nas horas de tentação. O desejo de satanás é ver o homem na lama e no pecado,se ele tentou o próprio Jesus que é Deus ,ele também fará tudo para ver os filhos de Deus se perder e não adorar a Deus que é digno de toda honra e glória.

Fiquemos atentos! Não podemos nos descuidar das orações e jejuns para não cair na cilada do inimigo que usa até mesmo a palavra de Deus para nos ludibriar,ele conhece as Escrituras e tentou usa-la para persuadir o próprio Jesus. Somos tentados a todo momento à preguiça, desobediência aos pais e líderes, mentira, palavrões, inveja, orgulho, fofoca, namoro, sexualidade, roubo, drogas etc.

A arma para vencermos a tentação é a Palavra de Deus!Precisamos conhece-la e colocar em prática para não sermos surpreendidos pelas artimanhas do diabo que tem muita inveja dos filhos de Deus e quer vê-los na perdição.

Oração:Vem Espírito Santo de Deus,ficai comigo para que eu busque sempre os ensinamentos contidos na sagrada Escritura para me defender das ciladas do inimigo. Jesus que apoiastes na Palavra de Deus para expulsar o inimigo ajuda-me a seguir os teus ensinamentos .Amém!

Tocar ao Menos na Orla das Vestes de Jesus

Evangelho (Marcos 6,53-56)

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.
55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra da sua veste. E todos quan­tos o tocavam ficavam curados.

Jesus permite a aproximação dos doentes e estes, ao tocar na orla de seu manto ficam curados. Como podemos entender isso,como uma mágica? Não!Aquelas pessoas excluídas sem amor,sem afeto carregavam consigo enfermidades causadas pelo abandono e ao se aproximar de Jesus e sentir seu olhar amoroso e acolhedor ficavam imediatamente curadas.

Jesus vai ao encontro do povo mais sofrido,os marginalizados e excluídos. Jesus vem nos ensinar que a aproximação e o amor ,o abraço o toque pode curar doenças,e que o abandono a exclusão fere tanto o ser que o torna carente e conseqüentemente enfermo.

Todos que padeciam de uma enfermidade procurava Jesus, pois sabia que ele estava pronto para acolher ensinar e curar seus males físicos e espirituais. Os doentes iam com confiança de serem vistos por Jesus,eles conheciam misericórdia. Jesus tinha um olhar misericordioso para todos,não excluía ninguém.

Jesus não se importava que aqueles pobres o tocasse,ele sabia que essa era a sua missão,estar voltado para os pecadores e oprimidos. Jesus era e é infinitamente misericordioso e sente muita alegria em poder salvar toda e qualquer pessoa que vem arrependido de seus pecados em busca de uma nova vida!

Oração:Senhor Jesus,quero seguir o teu exemplo de amor e misericórdia com as pessoas que se aproximam de mim,e desejam uma palavra amiga,um sorriso,um bom dia,um olhar de ternura .Para isso Jesus,preciso  de sua ajuda pois sou fraco e muitas vezes sem paciência e irritadiço.Que as minhas misérias Senhor,me torne humilde e acolhedor e jamais despreze quem quer que seja!