A Bíblia é a Carta que Deus nos Deixou

O homem da mão seca

Hoje a leitura do Evangelho me leva a refletir sobre os empecilhos do quais ainda não consegui me libertar  por viver uma religiosidade farisaica,uma religiosidade cheia de escrúpulos que escravizam ,ou uma religiosidade light sem compromissos e sem desejos de mudança radical,por levar uma vida cheias de atitudes contrárias ao Reino.

Evangelho (Marcos 3,1-6)


Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “E permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada.
6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.


A Religião legalista e proibitiva que busca beneficiar os interesses próprios vai manter as pessoas atrofiadas e presas em suas crenças escravizantes. Quem quiser a verdadeira liberdade terá que ouvir e obedecer ao chamado de Jesus: “Levanta-te e fica aqui no meio!” Ao dar o primeiro passo saindo da nossa mesmice, o milagre começa a acontecer!

Jesus quer que vivamos em plenitude e quer nos libertar das amarras da falsidade,da mentira ,da falta de perdão e principalmente de tudo que nos impede de viver o verdadeiro amor!Quem ama e segue as pegadas de Jesus não pode ser escravo e viver atrofiado por causa de preceitos egoístas que em nome da religião querem manter as pessoas com as mãos secas.

Estar com a mão ressequida é estar sob o jugo de alguém é não ter força própria para sair desta situação. Jesus toma a iniciativa e liberta aquele homem e então ele fica livre para fazer o bem!Deixemos que Jesus cure nossas atrofias físicas e espirituais!Basta dar o primeiro passo obedecendo o chamado de Jesus!


Oração:Senhor livra-me do comodismo e da aceitação de situações pecaminosas que me levam a atrofia física e espiritual.Que eu reconheça minhas limitações e busque o teu socorro e tua proposta de libertação.Amém!







Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar.

Sempre me pego perguntando sobre o que a mensagem que Deus tem para mim hoje, referente aos textos diários oferecido pela Igreja para nosso crescimento. Acontece que mesmo lendo a leitura proposta para o dia percebo que pouco guardo na mente ou pouco compreendo da mensagem,então necessito de um aprofundamento e leio mais vezes o mesmo texto,desta vez em oração tentando encaixar as preocupações que me consomem e a vontade de Deus para mim neste momento.

Senhor neste momento quero entregar a ti todas as minhas angústias e preocupações ,quero ficar livre para acolher a tua voz e teu chamado!

Evangelho (Marcos 2,18-22)


Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.
21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

A princípio parece que o foco do texto é o jejum. É com ajuda de um pregador conceituado o padre Padre Bantu Mendonça que pude observar isso. Ele menciona que o jejum é referido seis vezes neste mesmo texto. Vamos ver mais para saber qual a mensagem para cada um de nós hoje. Os discípulos de João e dos fariseus davam importância ao costume de jejuar,e os cristãos também de hoje reconhecem que o jejum aliado com a oração sincera alcança milagres !

Continuemos _Acontece que um ato tão eficaz para nosso espírito não pode cair num mero cumprimento de preceito,acreditar que comer carne na sexta feira santa é proibido,porém ir comer bacalhau num restaurante e pagar uma fortuna por isso. Será que estarei jejuando de fato?Religião é somente cumprir preceitos e normas?

Jesus não descarta o ato de Jejuar nos seus ensinamentos ,Ele diz:“vão chegar dias em que o noivo será tirado do meio deles. Nesse dia, eles vão jejuar” Vemos que Jesus não é contra o costume de jejuar,mas deixa claro que se o nosso coração estiver voltado para as coisas velhas, como o desejo de dominação,discriminação e todo tipo de injustiças,o jejum não terá nenhum valor.

No mesmo texto vemos:
21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.
Sou roupa velha? Sou odre velho? O verdadeiro cristão não pode viver uma religiosidade agua com açúcar cumprindo alguns preceitos ou aceitando somente aquilo que mais lhe agrada.

Oração:Jesus que tua presença em minha vida,possa transforma-la em uma verdadeira festa de amor e fraternidade .Senhor quero ser vaso novo para receber o vinho novo do teu Evangelho!

Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade

Evangelho (Marcos 1,21b-28)



Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele”!
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

Jesus ensinava com autoridade e causava admiração em todos os que o ouviam,os que se diziam mestres da lei já não tinham a mesma reputação,não causavam a mesma admiração naquele povo.
Podemos perceber que os mestres da lei não ficavam nada contente,pois não acreditavam que Jesus de fato era a Cristo enviado por Deus. Mais tarde o confronto surge e Jesus é condenado à morte.

A doutrina dos escribas era excludente,legalista elitista e é expulsa por Jesus daquela gente como o espírito impuro.Jesus  liberta-os através de sua palavra de vida provocando mudanças nas comunidades. A igreja precisa da libertação. O fiel busca se libertar das doenças,de vícios de perturbações,medo e depressão.

Na Igreja temos pessoas necessitadas do alívio de suas angústias e conseguem ficar livres quando experimentam o encontro verdadeiro com Deus. Ao se libertar de tudo que atrapalha a vivencia com Deus, o cristão pode visualizar a beleza dos atributos da liturgia e pode contempla-los.Seus olhos se tornam abertos e o coração livre para louvar o Senhor .


Oração: Senhor,quero ter os olhos bem abertos para discernir tudo que é contrário a Ti. Que eu saiba reconhecer os meus pecados que me escravizam .Que eu me abra aos teus ensinamentos que libertam e faz que eu viva em abundância conforme os teus desejos!

Não é este o filho de José?

Lucas 4,14-22



Naquele tempo, 4 14 Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.
15 Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.
16 Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17 Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito:
18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,
19 para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor”.
20 E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21 Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir”.
22 Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: “Não é este o filho de José?”

Jesus ficou conhecido de muita gente por causa das coisas que ensinava. Jesus estava cheio do Espírito,então voltou para a galiléia para ensinar na sinagoga e era aclamado por todos. Jesus teve ali oportunidade de expor sua ação missionária.

Vemos que Jesus tomou por base um texto do antigo testamento e que certamente muitos já o conhecia. Ali se encontrava promessas de Deus feita ao povo de Israel. Jesus se mantém fiel aos costumes religiosos do povo,porém apresenta algo novo àquela gente ,coisa que eles ainda não tinham percebido.

Jesus faz sua apresentação anunciando que havia chegado o ano da graça do Senhor!Ele anuncia que Ele é a pessoa mandada por Deus para libertar os oprimidos,curar os doentes dar a liberdade aos cativos. Jesus se juntava aos profetas do passado que mesmo sob o risco de perder a vida não deixaria de cumprir o propósito de libertação de seu povo.

Outros ficavam questionando a procedência de Jesus e ficavam admirados das palavras de graça que de sua boca saia.

Jesus contava com a força do Espírito santo de Deus para vencer todos os empecilhos que viriam e estava disposto a isso. Com muita humildade transmitiu sua mensagem aos que tanto aguardava a vinda do salvador !


O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz!


Evangelho (Mateus 4,12-17.23-25)


Naquele tempo, 12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Na­zaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”

17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: ende­mo­ni­nhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.

Brilhou uma uma grande luz para os que viviam na escuridão. Como se manifesta esta luz ?quais as exigências para os que querem ser iluminados por esta grande luz?A palavra chave é conversão, mudança dos velhos costumes pecaminosos para uma vida iluminada pela presença de Deus feito homem que se manifesta trazendo a salvação a todos!O apelo ainda ressoa em nossos ambientes:O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO!


Jesus veio para salvar a humanidade ,para isso ele pede a mudança de atitude que impede que a sua luz resplandeça em nossos corações,temos que abandonar a vida de egoísmo, de orgulho,de inveja, da cobiça ,da falta de amor e de perdão. A luz brilhou nas trevas eis a Salvação!Eis a nossa libertação que custou a morte de Jesus !


Os profetas já tinham anunciado e Deus cumpre a promessa que colocou em suas bocas!Chegou aquele que foi muito esperado por muitos, mas também repudiado por outros!A salvação chegou para todos cabe a cada um aceitar ou recusar ao grande convite e decidir a mudar os rumos pecaminosos que impedem que os seus pecados sejam apagados e perdoados.

Escutar o apelo e aceitar a mensagem salvadora de Cristo é imprescindível !Todos que se abrem à palavra são os destinatários do anúncio,o esforço de nossa parte é necessário, a mudança de atitude exige renuncia ,exige que soframos, porém o prêmio é compensador e a paz acontecerá em nossos corações trazendo a vida em plenitude!