A Bíblia é a Carta que Deus nos Deixou

Muitos Procurarão Entrar e Não o Conseguirão

Naquele tempo, sempre em caminho para Jerusalém, Jesus ia atravessando cidades e aldeias e nelas ensinava.
Alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os homens que se salvam?” Ele respondeu:
“Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão.
Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater à porta, dizendo: ‘Senhor, Senhor, abre-nos’, ele responderá: ‘Digo-vos que não sei de onde sois’.
Direis então: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças’.
Ele, porém, vos dirá: ‘Não sei de onde sois; apartai-vos de mim todos vós que sois malfeitores’.
Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós serdes lançados para fora.
Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus.
Há últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos”.

Observamos que Jesus está indo para Jerusalém a cidade em que os malfeitores matavam os profetas. Jesus não perde tempo e continua ensinado seus discípulos as coisas do Reino do céu. Jesus fala das exigências necessárias para uma pessoa entrar no Reino de Deus.

Diante da pergunta dos discípulos que estavam preocupados se seriam poucos ou muitos os que entrariam no Reino,Jesus responde:Procurai entrar pela porta estreita,porque,digo-vos,muitos procurarão entrar e não conseguirão. A palavra de Jesus é firme,Ele diz que depois que a porta fechar não adiantará bater ...Digo-vos não sei de onde sois.

A choradeira será imensa mas o tempo terá acabado e todas as chances terão se esgotado e não adianta argumentos para convencer o Senhor, como: vimos Jesus ensinando em nossas praças,ou comemos e bebemos contigo. Temos que nos decidir agora porque não conhecemos o dia de amanhã

Jesus fala que ficarão de fora os malfeitores. E então haverá choro e ranger de dentes. Os que ficarão de fora verão os escolhidos do Senhor entrando para a festa eterna e grande será o desespero dos que ficarão pelo lado de fora. Apartai-vós de mim todos vós que sois malfeitores
Jesus nos convida continuamente à conversão ,à mudança de todas as nossas atitudes que impedirão que entremos para a festa eterna. Muitas pessoas hoje vivem fazendo piadinhas com o final do mundo e outros querem eternizar este mundo aqui mesmo do jeito que está. Será que estamos conseguindo distinguir os sinais?

Ninguém viverá aqui nesta Terra para sempre,quem viver cem anos será um vitorioso,pode parecer enfadonho pensar no que será depois da nossa morte,porém se pudermos pensar em ambiente de festa junto de Deus e poder ser acolhido por ele na casa eterna é bem confortante. Para isso precisamos ficar bem atentos para as mudanças que temos que fazer em nosso modo de viver.

Jesus que eu tenha coragem de seguir os teus ensinamentos. A porta do serviço aos irmãos é estreita e a disposição de trocar os prazeres deste mundo pelo teu Reino só me será possível quando eu entender que as coisas deste mundo são passageiras e não podem ser comparadas com a alegria de poder ser convidado por Ti para adentrar a tua casa e poder ceiar contigo!

Jesus usa de Parábolas Para Explicar o Reino de Deus

Lucas 13,18-21


Naquele tempo, Jesus dizia ainda: “A que é semelhante o Reino de Deus, e a que o compararei?
É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou na sua horta, e que cresceu até se fazer uma grande planta e as aves do céu vieram fazer ninhos nos seus ramos”.
Disse ainda: “A que direi que é semelhante o Reino de Deus?
É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha e toda a massa ficou levedada”.

Jesus compara o Reino de Deus a um pequenino grão de mostarda que semeada na horta germina cresce e se torna uma imensa árvore que serve de abrigo aos pássaros. Compara também ao fermento colocado na massa e esta cresce três vezes mais no seu tamanho.

Jesus usava de histórias simples do dia a dia do povo para que os seus discípulos entendessem os seus ensinamentos. O Reino de Deus não se apresenta de maneira esplendorosa mas sim de um jeito modesto mostrando assim as etapas de crescimento e o caminho da cruz. Não chegaremos ao céu sem passarmos pelo refinamento ou pelas mãos do oleiro.

A cruz não pode ser motivo de desistência e desânimo,é pela cruz que o cristão chegará a grandeza do Reino anunciado por Jesus. A caminho de Jerusalém aonde seria crucificado Jesus quis prevenir aos seus discípulos, para que não alimentassem falsas expectativas,eles precisavam saber que o Reino só se concretizaria com a passagem de Jesus pela morte e morte de cruz.

O fermento que faz crescer a massa é visto como uma coisa boa ,o fermento da disposição de servir a Deus ,da disposição de acolher os necessitados ,da disposição em amar e perdoar fazendo assim que o bem cresça e se espalhe por toda a Terra. O Fermento pode ser o amor que coloco em cada ato meu,e os pequenos gestos se tornam grandes. A massa vai crescendo de dentro para fora, o que faz crescer a massa é invisível, mas a massa fica toda levedada com o fermento que está dentro dela.

Senhor que eu entenda que para que o Reino se manifeste na minha vida,preciso primeiro passar pelo sofrimento da renuncia de tudo que não vem de Ti. Que eu não esmoreça com as provações e que dificuldades me façam guerreira para chegar ao esplendor do teu Reino!Que cada ser humano transformado a partir de seu interior transforme a história humana!


Desejo de Mudar de Vida

 
Mc 10,46-52  Jesus e o cego Bartimeu.
 
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar:
- Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais:
- Filho de Davi, tenha pena de mim! Então Jesus parou e disse:
- Chamem o cego.
Eles chamaram e lhe disseram:
- Coragem! Levante-se porque ele está chamando você!
Então Bartimeu jogou a sua capa para um lado, levantou-se depressa e foi até o lugar onde Jesus estava.
- O que é que você quer que eu faça? - perguntou Jesus.
- Mestre, eu quero ver de novo! - respondeu ele.
- Vá; você está curado porque teve fé! - afirmou Jesus.
No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Como vimos no Evangelho de hoje,Bartimeu desejava muito sair daquela situação de cegueira e ao ver Jesus que passava começou gritar para que Ele o ouvisse,a multidão que estava com Jesus mais os seus discípulos dificultavam que o cego se aproximasse de Jesus e muitos até mesmo queriam impedir isso.

Bartimeu não se intimidou com a multidão e gritava mais ainda,Jesus filho de Davi, tem piedade de mim,pelos gritos insistentes, da para perceber que Bartimeu realmente queria sair daquela situação de cegueira e tinha encontrado a pessoa que podia ajuda-lo. Ele não queria nem saber o que toda aquela gente pensava,ele insistiu até que Jesus mandou chamá-lo.

Jesus parou e disse: chamai-o. Alguns que estavam ali se propuseram a ajuda-lo e encorajá-lo. Eles disseram :coragem!Jesus te chama!É bem provável que Bartimeu enfrentou dificuldades para se fazer ouvido por Jesus,porém não desistiu, e ajuda de outras pessoas que estavam ali era sempre bem vinda. Ele queria sinceramente ser curado!

Então com a ajuda daqueles que Jesus havia pedido para chama-lo, Bartimeu deu um pulo  se livrou do manto,certamente para facilitar sua chegada até Jesus!Quando Jesus viu o cego fez aquela pergunta bem própria Dele,que queres que eu te faça?Jesus sabia perfeitamente e conhecia o desejo de Bartimeu ,mas quer que ele fale de sua necessidade, e o cego respondeu com convicção:Mestre,que eu veja!

Jesus disse:vai ,a tua fé te curou. É interessante notar a palavra pronunciada por Jesus,a tua fé te curou .Ele não disse, eu curo você de sua cegueira. O desejo de sair de uma situação que o impedia de ter uma vida normal e a crença no poder amoroso de Jesus que podia ajudá-lo a ser curado,fez que ele fosse curado.

No mesmo instante Bartimeu ficou curado e tornou-se um seguidor de Jesus!

Jesus está passando,para muitos é motivo de festa de alegria e louvores porque reconhecem-no como salvador rei, mestre da paz .Para outros a passagem de Jesus é muito incomoda, porque vem mexer em seus costumes e maneiras egoístas. Qual será o lado que me encontro?Jesus é para mim motivo de alegria?Ou ele me incomoda porque não estou afim de mudar meu estilo de vida?Ele me incomoda e me faz reconhecer que preciso de mudanças, para que a paz reine dentro de mim?

Se eu quiser que o céu faça uma festa para mim,basta eu me arrepender dos meus pecados,me voltar para Deus,desejar ser livre da cegueira do pecado que me faz o mais miserável de todas as criaturas. Jesus está passando,qual o pedido que eu tenho para fazer a Ele?

Jesus Veio Para Servir e Nós Devemos Aprender Com Ele e Imitá-lo

Marcos 10,35-45
 Aproximaram-se de Jesus Tiago e João, filhos de Zebedeu, e disseram-lhe: "Mestre, queremos que nos concedas tudo o que te pedirmos."
36 Ele perguntou: "Que quereis que vos faça?"
37 Eles responderam: "Concede-nos que nos sentemos na tua glória, um à tua direita e outro à tua esquerda."
38 "Não sabeis o que pedis”, retorquiu Jesus. “Podeis vós beber o cálice que eu vou beber, ou ser batizados no batismo em que eu vou ser batizado?"
39 "Podemos", asseguraram eles. Jesus prosseguiu: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados no batismo em que eu devo ser batizado.
40 Mas, quanto ao assentardes à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim: o lugar compete àqueles a quem está destinado."
41 Ouvindo isto, os outros dez começaram a indignar-se contra Tiago e João.
42 Jesus chamou-os e deu-lhes esta lição: "Sabeis que os que são considerados chefes das nações dominam sobre elas e os seus intendentes exercem poder sobre elas.
43 Entre vós, porém, não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo;
44 e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja escravo de todos.
45 Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos."
Palavra da Salvação.

O coração do homem está sempre muito voltado em ser o primeiro,quer ser servido,quer ser admirado, porém no Reino de Deus as coisas são diferentes e esta mentalidade mundana não tem vez. As relações entre as pessoas devem tomar um novo rumo, quando os homens tomarem consciência que só é verdadeiramente feliz quem serve o outro.

O Reino de Deus vem contrariar tudo aquilo que temos tendência em praticar, o Reino de Deus é feito de serviço ao outro. No Reino de Deus não há patrão nem empregados,todos são irmãos. No Reino de Deus o serviço é feito por amor e não por medo e nem uma obrigação pesada.

Quando o poder é utilizado para oprimir,acontece a divisão,de um lado o opressor e de outro o oprimido,é impossível pensar em paz ,o opressor se ocupa em mostrar a sua força e o oprimido não tem nenhuma satisfação no serviço, porque lhe falta a liberdade para doar-se,ele exerce suas funções por obrigação.

Jesus não permitiu que João e Tiago permanecessem nesta mentalidade de superioridade e ensinou que o discípulo deve imitar seu mestre e doar a vida para que o outro possa crescer, ensinou-os que a grandeza está no servir.

Jesus,vem em meu auxílio,me ensina a servir com amor,me ensina e seguir o teu exemplo,transforma o meu coração e que eu me disponha a servir como o senhor o fez.

Coragem Para Dizer Sim ao Chamado do Senhor

Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2 Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.
3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’
6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.
7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.
9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’”.


Rogai ao senhor da messe que mande operários, é um pedido de Jesus. Não posso ficar insensível ao pedido de Jesus,mesmo tomado pelo medo de ser cordeiros em meio de lobos,preciso estar desapegado dos bens até mesmo os mais essenciais,devo estar completamente livre de qualquer bagagem.

Levar a paz é primordial,deve-se desejar a paz a toda casa em que entrar. Paz a esta casa! E a paz permanecerá ali se houver um homem pacífico. Se não houver, a paz retorná para pessoa!Jesus conta com colaboradores para levar a missão adiante.

Jesus enviou missionários para preparar os povoados e cidades para a sua passagem,o povo daquela região deveria estar de sobreaviso referente a chegada de Jesus, assim não seriam pegos de surpresa .Os setenta e dois discípulos foram à frente para despertar a expectativa daquela gente.

Era necessário muitas outras pessoas para a missão e os discípulos foram orientados a rogar ao Senhor da messe para mandar mais operários.

Quem estaria apto a anunciar o mestre?Pessoas desapegadas,corajosas,pessoas capazes de sujeitar-se a qualquer tipo de acolhida,pessoas que tivessem carinho e pudesse confortar os doentes,pessoas dispostas a se colocar no lugar do outro para compreende-lo em suas divergências.

É preciso se qualificar e preencher os requisitos necessários para fazer parte dos enviados do Senhor. Isto é revestir da armadura da fé e da coragem. A messe está necessitada de operários!

Jesus, o Senhor faz um apelo dizendo:A messe é grande ,e poucos são os operários. Senhor que eu possa dizer sim aos seu chamado,que eu reconheça a necessidade no ambiente em vivo,que eu esteja sempre disponível em testemunhar a tua palavra com minha própria vida.


O que Jesus diz para mim hoje?

Jesus diz que a limpeza exterior de nada vale se meu interior anda abarrotado do lixo do sempre querer mais e mais,se eu não me importo com os meios que uso para acumular riquezas. Jesus diz para mim hoje, que não adianta me preocupar com a limpeza exterior e esquecer do mais importante,a limpeza interior.

Jesus diz que devo tomar cuidado, quando fico observando o modo que as outras pessoas se comportam e esqueço de fazer uma análise para ver como eu estou me comportando. É muito mais simples ver o cisco dos olhos dos outros,do que enxergar a trave dos próprios olhos. Enxergar os próprios defeitos não é tão simples assim.

Jesus foi fazer uma refeição com aquele fariseu,mas não hesitou em chamar-lhe a sua atenção para as coisas erradas que ele vinha fazendo,inclusive a de convida-lo para comer com ele, só para o por à prova. Para Jesus não existe meios termos o certo é certo e o errado é errado.

É sabido que o apego escrupuloso aos costumes e a ditadura das coisas acabam deteriorando com a caridade e com a pessoa do outro,ofendemos o irmão,magoamos em nome do certo e do errado. Somos capazes de massacrar detonar uma criança que não observa os chamados bons costumes.

É importante dosar as palavras com amor verdadeiro para repreender e ensinar os valores e não matar a pessoa e enterra-la debaixo de tantas propostas e críticas, ficando só com os "valores" nas mãos.


Lucas 11,37-41

Naquele tempo, 11 37 enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa.
38 Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer.
39 Disse-lhe o Senhor: "Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade!
40 Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo?
41 Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas".
Palavra da Salvação.

Não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas.

Naquele tempo, 11 29 afluía o povo e ele continuou: “Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas.
30 Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração.
31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão.
32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas”.

Jesus diz que não seria dado outro sinal àquele povo do que o sinal do profeta Jonas. Aquela geração era considerada perversa que pedia um sinal para crer em Jesus. Jonas foi um sinal para os ninivitas ,e o filho do homem será um sinal para esta geração. Para os adversários de Jesus tudo que Ele realizava e ensinava não bastava,sempre estavam exigindo provas e sinais. Eles tinham o coração fechado e não conseguiam ver. Para reconhecer Jesus como o Salvador do mundo eles precisariam de boa vontade,de ser mais humildes para ver os sinais de Deus a sua volta.

A rainha do meio dia viajou uma distancia grande para ouvir os ensinamentos de Salomão e levantar-se-a contra este povo que não ouve os ensinamentos daquele que é maior do que Salomão. Estava claro a indisposição daquele povo em aceitar O senhor Jesus. Os ninivitas ao ouvir a pregação do profeta Jonas fizeram penitencia e demonstraram abertura de coração, se arrependeram de seus pecados, estavam dispostos a fazer a vontade de Deus.

Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo porque fizeram penitencia quando ouviram a pregação do profeta Jonas. Eis aqui quem é maior do que Jonas!

Senhor fazei de mim uma pessoa aberta aos teus ensinamentos,que eu aceite o Senhor como Senhor da minha vida ,e não fique inventando pretextos e exigindo provas e milagres para aderir a ti. O meu coração precisa estar livre de todos os apegos e superstições para acolher os teus ensinamentos.

Jesus ensina que não deve existir o divórcio

Fico pensando nos casamentos de hoje,tão desvalorizados ,onde homem e mulher não se respeitam mais e seguem um modelo imposto pela novelas,ou mesmo pela dureza de coração,pela falta de perdão,pelo desprezo da pessoa do outro. O amor que deveria sustentar o casal está banalizado,confunde-se amor com paixão e os casais ficam juntos enquanto sentem atração física ,quando esta acaba,então termina o relacionamento.

O egoismo por parte de ambos não deixa os cônjuges ver que os filhos que vieram desta relação precisam de pai e mãe juntos para poderem crescer num ambiente familiar e ser amparados numa estrutura sadia, onde pai e mãe se preocupam com o bem do filho.

Por que será que Jesus foi irredutível com relação ao divórcio?Ele nem perguntou àqueles fariseus de que tipo de casal eles falavam,Jesus não abriu exceção para os casais infelizes,Ele não disse que se o casamento estivesse em crise, então seria permitido a separação. Jesus não fez ressalvas quando eles perguntaram sobre o que ele pensava sobre o divórcio. Isso quer dizer que casamento não é brincadeira de ficar juntos, enquanto isso proporciona prazer.
Alguns fariseus, querendo conseguir uma prova contra ele, perguntaram:
- De acordo com a nossa Lei, um homem pode mandar a sua esposa embora? Jesus respondeu com esta pergunta:
- O que foi que Moisés mandou? Eles responderam:
- Moisés permitiu ao homem dar à sua esposa um documento de divórcio e mandá-la embora. Então Jesus disse:
- Moisés escreveu esse mandamento para vocês por causa da dureza do coração de vocês. Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: "Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa." Assim, já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu. Quando já estavam em casa, os discípulos tornaram a fazer perguntas sobre esse assunto. E Jesus respondeu:
    - O homem que mandar a sua esposa embora e casar com outra mulher estará cometendo adultério contra a sua esposa. E, se a mulher mandar o seu marido embora e casar com outro homem, ela também estará cometendo adultério. Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse:Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. Então Jesus abraçou as crianças e abençoou, pondo as mãos sobre elas

O Maior no Reino de Deus

Vem Espírito Santo de Deus,vem aquieta meu coração,arranque de mim o desejo de ser mais do que os outros. Vem Espírito Santo,ensina -me a ser como crianças sem nenhuma pretensão de grandeza e superioridade. Vem Espírito Santo faz de mim humilde para ouvir a tua voz. Vem Espírito Santo,me faça humilde para acolher a todos conforme a tua vontade.


Mateus 18,1-5.10
18 1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos céus?”
2 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse:
3 “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.
4 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.
5 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe.
10 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus”.

Ao ler o Evangelho de hoje,fiquei pensando no desejo dos discípulos em ter o primeiro lugar no Reino do Céu. Faz parte do ser humano ser sempre o primeiro,o mais notado,o mais inteligente,ter a melhor posição no emprego. Os discípulos devem ter ouvido muito sobre as maravilhas do reino e logo foram querendo o primeiro lugar.

Jesus Ensina que quem quiser ser o primeiro terá que ser o último,ser humilde como criancinhas,deve receber os mais pobres, os fracos,os menos inteligentes,enfim deve amar a todos sem distinção,ser tolerante com os que erram como Ele mesmo o fez.

Como o reino terreno tem hierarquias,os discípulos já foram logo se adiantando para possuir o lugar de destaque. Porem o Reino que Jesus anunciou é totalmente diferente de qualquer reino terreno e os pretensiosos não tem lugar nele. O Reino do céu é para os puros de coração.

A resposta de Jesus foi rápida à pergunta dos discípulos
Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus”.

Então diante do ensinamento de Jesus que vale para nós hoje,quem quiser entrar no seu Reino terá que ficar atento às necessidades dos empobrecidos,os sem cultura,os excluídos e marginalizados ,os que tem pouca formação religiosa

E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe”.

O Cristão não pode ser Exclusivista

Senhor me ensina a ter abertura para aceitar os gestos de bondade feito por outras pessoas que não pertencem ao meu grupo,pessoas que realizam prodígios em seu nome não pode estar contra vós. Senhor,tire do meu coração o desejo de exclusivismo,porque o seu Reino é para todos que com sinceridade buscam a ti.

Senhor livra-nos do apego das coisas e dos sentimentos de grandeza,que a inveja e o monopólio não destrua a verdadeira mensagem que viestes trazer,a mensagem do amor e fraternidade. Que a necessidade de poder e o prestígio não sufoque e não impeça que outros possam experimentar a maravilha do teu Reino!

Naquele tempo, 9 38 João disse-lhe: “Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos”.
39 Jesus, porém, disse-lhe: “Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim.
40 Pois quem não é contra nós, é a nosso favor.
41 E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa.
42 Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar!
43 Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível
45 Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível
47 Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo,
48 ‘onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga’”.


Será que em nosso meio é diferente,não ficamos com ciumes quando vemos alguém que não pertence ao nosso grupo, realizando boas obras em nome de Jesus?
Os discípulos de Jesus estavam em processo de aprendizagem e conversão,não raro vemos Jesus repreendê-los por algum erro. Que possamos aprender com as advertências do Senhor.

Jesus faz uma orientação ecumênica e ensina que os discípulos precisavam ser tolerantes,não se fechando num grupo,deveriam estar abertos no acolhimento dos outros que estavam dispostos a fazer o bem. Não poderia alguém usar o nome de Jesus para expulsar os demônios e em seguida falar mal dele. Jesus é acolhedor e ama o coração sincero,no seu reino,há lugar para todos. No reino de Deus não há lugar para concorrência.