A Bíblia é a Carta que Deus nos Deixou

E Virão as perseguições

Naquele tempo, 12 disse Jesus aos seus discípulos: “Antes de tudo isso, vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença dos reis e dos governadores, por causa de mim.
13 Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho.
14 Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa,
15 porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários.
16 Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós.
17 Sereis odiados por todos por causa do meu nome.
18 Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça.
19 É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação”.


Neste Evangelho Jesus vem nos revelar que o discípulo haverá de sofrer perseguições. Seguir Jesus,crer e fazer sua vontade nos custará grande sacrifício,Jesus deixa bem claro que não será fácil, porém afirma que estará sempre ao lado dos que permanecerem firmes. Jesus diz que é necessário que isto aconteça. Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho.

Jesus mesmo passou por perseguições e não será diferente com os que o segue. Jesus adverte aos discípulos para não se preocuparem com sua própria defesa, porque o Espírito Santo se encarregará disso,Ele dará as palavras certas nas horas certas e o seu seguidor não ficará desamparado. Jesus afirma que os perseguidores,os adversários não os poderão contradizer.

Quem tiver fé,ficará firme e se apoiará em Jesus até o final .Não se abalará ,não terá medo e testemunhará o Reino de Deus até as últimas conseqüências,aconteça o que acontecer, e se vier a morrer por causa de sua fé,será um vencedor pois sua meta é a comunhão definitiva com o pai.

O cristão não ficará desanimado e não temerá o fracasso,pois lhe será dado uma sabedoria de origem divina que ninguém o poderá contradizer. Porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários.

Jesus Considera Quem Faz a Vontade de Seu Pai, Sua Mãe e Seus Irmãos

A princípio parece que Jesus está desdenhando de sua mãe e de seus irmãos,mas esta idéia pode ser descartada,porque sabemos que Jesus jamais faria tal coisa. Jesus compara os que fazem a vontade de seu Pai que está nos céus com sua mãe e seus irmãos.

Mateus 12,46-50

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Maria foi a primeira em obediência a Deus. Jesus valoriza as pessoas que fazem a vontade do Pai,Ele chega a comparar com sua mãe e seus irmãos. Quem faz a vontade do Pai está tão próximo de Jesus como os seus parentes mais íntimos. Jesus nos convida a fazer parte de sua família se fizermos a vontade de seu Pai.

Se observarmos na Bíblia como a mãe de Jesus guardava todas as suas palavras em seu coração,assim ela mesma também deseja que façamos o mesmo. Nas bodas de Caná,Maria disse:fazei tudo o que ele vos disser!Jesus e Maria nos quer membros de sua família,para isso precisamos fazer o que o Pai do céu nos pede.

Deus Pai nos pede que sigamos as recomendações para que sejamos verdadeiramente felizes. O desejo de Deus é acolher todos os seus filhos junto de si. Para isso Ele nos deixou sua palavra,a Bíblia Sagrada para que nos orientemos e não nos desviemos do caminho.

Você quer fazer parte da família de Jesus?Em que precisa obedecer e fazer a vontade do Pai ?O que é fazer a vontade do Pai?O que Deus nos pede hoje ?

A Coragem de Zaqueu

Zaqueu desejava imensamente ver Jesus,seu coração devia palpitar ao ver falar sobre o mestre,não é assim que acontece conosco quando queremos muito algo?Zaqueu que era baixinho arrumou um jeito de ver Jesus quando Ele ali passasse,subiu em uma árvore, assim ninguém poderia impedi-lo de ver o Mestre. Outras pessoas deviam ter falado de Jesus a ele e despertado em seu coração esta vontade de conhece-lo.

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Que emoção ele deve ter sentido quando Jesus dirigiu-se a ele e pediu que descesse porque queria ficar em sua casa! Que encontro maravilhoso! Zaqueu estava disposto a dar quatro vezes mais os bens a aqueles a quem tinha roubado,ele estava mesmo disposto a mudar de vida. Jesus causou uma revolução no coração daquele homem.


Ali se encontravam pessoas que não aceitavam esta atitude de Jesus e o criticaram por se juntar com um homem considerado pecador. Essas pessoas não conseguiam entender que Zaqueu tivera um encontro pessoal com Jesus e sua vida daquele momento por diante não seria mais a mesma. Ele estava disposto a seguir Jesus e de obedecer os seus mandamentos.
Que palavra acolhedora Jesus teve para com Zaqueu!Jesus ama verdadeiramente e acolhe a pessoa que está disposta a mudar de vida, de sair da vida de pecados para viver uma vida nova. Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Oração:Senhor Jesus, eu também preciso mudar de atitudes,mudar muita coisa em minha vida. Dê me a graça de reconhecer os meus erros. Eu preciso ter um encontro pessoal contigo!Ajude-me a sair do comodismo e da vida velha,para buscar junto de ti a verdadeira paz de espírito!

Quando será o fim deste mundo?

Percebemos nos dias de hoje uma certa especulação e até mesmo piadinhas com relação ao final do mundo. Há também todo tipo de opiniões sobre o dia,e de como será este acontecimento. Ouvimos também aqueles que dizem que este mundo não vai se acabar nunca. O evangelho nos diz que ninguém sabe o dia nem a hora ,nem os anjos,nem mesmo o filho,mas somente o Pai sabe quando será o fim.

Marcos 13,24-32

Naquele tempo, 24 disse Jesus a seus discípulos: “Naqueles dias, depois dessa tribulação, o sol se escurecerá, a lua não dará o seu resplendor;
25 cairão os astros do céu e as forças que estão no céu serão abaladas.
26 Então verão o Filho do homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória.
27 Ele enviará os anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu.
28 Compreendei por uma comparação tirada da figueira. Quando os seus ramos vão ficando tenros e brotam as folhas, sabeis que está perto o verão.
29 Assim também quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o Filho do homem está próximo, às portas.
30 Em verdade vos digo: não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.
31 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.
32 A respeito, porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu nem mesmo o Filho, mas somente o Pai”.

Jesus fala sobre sua vinda e não pretende pôr medo em ninguém,apenas pede para que fiquem vigilantes .A partir daí podemos esperar que um dia Jesus vai votar para recolher os seus ,Ele alerta sobre as tribulações que virão antes,e deixa bem claro que quando presenciarmos acontecimentos como terremotos,catástrofes saberemos que o fim estará próximo.

O que jesus pede é que fiquemos sempre vigilantes,na prática do amor e da caridade,pois quem estiver unido com Ele no amor ao próximo será julgado conforme suas obras e participará com Ele na sua glória. Esta será a recompensa para quem se mantiver firme praticando os seus ensinamentos.

Para os que crêem na segunda vinda de Jesus,o mais importante é seguir suas recomendações para não ser pegos de surpresa ,já que ninguém sabe o dia nem a hora ,e independente deste dia estar próximo ou não, isso não modificará seu modo de proceder,visto que quem ama trabalha com amor e não por medo do pode vir lhe acontecer no futuro.

Oração:Senhor Jesus que eu viva atua palavra e fique sempre vigilante para estar preparado quando o Senhor vier. Vem Senhor Jesus!

Desapego aos Bens Terreno

Marcos 12,38-44

Naquele tempo, 38 disse Jesus: “Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com roupas compridas, de ser cumprimentados nas praças públicas
39 e de sentar-se nas primeiras cadeiras nas sinagogas e nos primeiros lugares nos banquetes.
40 Eles devoram os bens das viúvas e dão aparência de longas orações. Estes terão um juízo mais rigoroso”.
41 Jesus sentou-se defronte do cofre de esmola e observava como o povo deitava dinheiro nele; muitos ricos depositavam grandes quantias.
42 Chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, no valor de apenas um quadrante.
43 E ele chamou os seus discípulos e disse-lhes: “Em verdade vos digo: esta pobre viúva deitou mais do que todos os que lançaram no cofre,
44 porque todos deitaram do que tinham em abundância; esta, porém, pôs, da sua indigência, tudo o que tinha para o seu sustento”.
Jesus vem prevenir os seus discípulos,dos escribas que gostavam de se aparecer e fingindo estar fazendo o bem enganavam as pessoas mais frágeis roubando-lhes os seus bens. Os mestres da lei não conseguiam enganar a Jesus, Ele tinha um olhar que penetrava intimo deles. Ainda hoje temos pessoas inescrupulosas que usam da boa fé do povo para arrancar deles o pouco que tem. Jesus diz que estes terão um juízo mais rigoroso.

Jesus também observa a atitude das pessoas que davam as suas contribuições para o cofre de esmola. Viu que chegavam os ricos e depositavam grandes quantias, mas apesar dessa esmola ter grande valor monetário,não tinha valor algum diante de Deus,pois o objetivo era somente se aparecer e ser louvados pelas pessoas. Uma pobre viúva que deixou ali,tudo que tinha,esta sim,Jesus a elogiou porque fez um verdadeiro gesto de caridade. Qual o discurso que Jesus fez para ensinar os discípulos?Jesus falou aos seus discípulos que aquela mulher foi a que mais contribuiu porque doou tudo o que tinha.

A pessoa que doa as sobras,nem sempre o faz por verdadeira caridade, pois sempre terá para o seu sustento. A pessoa que tem a coragem de doar tudo que tem,esta realmente deseja fazer algo de bom aos que são mais necessitados e é capaz de passar por privações para ajudar o outro. Jesus considera a maior doação aquela feita com desapego de si mostrando verdadeiro amor ao próximo.

Oração:Senhor Jesus, livra-me de um coração apegado as coisas terrenas,faça me sincera quando eu fizer algum bem aos outros,que não seja para minha própria ostentação,mas com um coração reto e com verdadeiro amor!

Deus Ama O Pecador

Lucas 15,1-10

Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo.
2 Os fariseus e os escribas murmuravam: “Este homem recebe e come com pessoas de má vida!”
3 Então lhes propôs a seguinte parábola:
4 “Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?
5 E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo,
6 e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: ‘Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido’.
7 Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma delas, não acende a lâmpada, varre a casa e a busca diligentemente, até encontrá-la?
9 E tendo-a encontrado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: ‘Regozijai-vos comigo, achei a dracma que tinha perdido’.
10 Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa”.
Palavra da Salvação.
Podemos perceber dois grupos de pessoas, um era considerado o que seguia a lei e o outro grupo era visto como os pecadores. Então os fariseus que se consideravam os certinhos criticavam Jesus,por que ele falava com os pecadores e até fazia refeições com eles.

E Jesus como não deixava passar nada desapercebido, aproveita a situação para fazer seus ensinamentos com parábolas. Desta vez foi a parábola da ovelha perdida,Jesus compara o pecador a uma ovelha perdida a qual desperta o interesse de seu dono em ir busca-la de volta para o seu rebanho. Jesus diz que o dono depois de achar a sua ovelha perdida, regozija,convida os amigos para festejar com ele porque é um motivo de grande alegria.

Como vemos esta comparação de Jesus referente ao pecador que se converte?Será que os que já fazem a vontade de Deus,já não alegra tanto o coração de Jesus?
Esta palavra nos faz refletir o grau de santidade em que nos encontramos. Jesus na sua infinita misericórdia quer ver todas as pessoas salvas de suas misérias,quem faz verdadeiramente a vontade de Deus terá os mesmos sentimentos de Jesus e jamais condenará quer quer que seja.

Se nossos sentimentos são de superioridade vamos olhar o pecador como indigno do amor de Deus e o olharemos com desprezo. Jesus veio em busca dos pecadores e diz que, os sãos não precisam de médicos,mas sim os doentes. Jesus deu sua própria vida para a salvação de todos.

Oração:Jesus eu necessito de um coração acolhedor,preciso ver as pessoas como o Senhor as vê. Só conseguirei ver a tua Glória quando desejar ardentemente que outras pessoas sejam felizes reconhecendo a tua misericórdia!


Quem Devo convidar Para Festejar Comigo?

Lc 14,12-14

Depois Jesus disse ao homem que o havia convidado:
- Quando você der um almoço ou um jantar, não convide os seus amigos, nem os seus irmãos, nem os seus parentes, nem os seus vizinhos ricos. Porque certamente eles também o convidarão e assim pagarão a gentileza que você fez. Mas, quando você der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos e você será abençoado. Pois eles não poderão pagar o que você fez, mas Deus lhe pagará no dia em que as pessoas que fazem o bem ressuscitarem.

Jesus vem nos chamar a atenção para as obras que praticamos esperando receber algo em troca. Quando fazemos algo para alguém ,e este alguém nos retribui,já recebemos a recompensa aqui mesmo neste mundo. Jesus nos orienta a fazer a caridade a quem não tem como nos retribuir e assim teremos a recompensa no céu.

Quem são os pobres, os aleijados,que posso ajudar ou convidar para almoçar ou jantar comigo?Tenho coragem de convidar para uma festa,as pessoas que não tem roupa adequada,ou sapatos decentes?Com que intenção pratico as boas obras?Será que tenho necessidade de ser reconhecido,ou faço o bem somente para dar apoio aos que necessitam?

Para sermos retribuídos por Deus na ressurreição é necessário que limpemos nosso coração de todo desejo de retribuição terrena,de todo tipo de reconhecimento humano,precisamos nos esconder da ostentação.

Oração:Senhor me ajude a me tornar livre de todo desejo de ostentação,de todo desejo de ser reconhecido pelas pessoas. Ajude -me Senhor a fazer o bem sem esperar nada em troca.