A Bíblia é a Carta que Deus nos Deixou

Desapego aos Bens Terreno

Marcos 12,38-44

Naquele tempo, 38 disse Jesus: “Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com roupas compridas, de ser cumprimentados nas praças públicas
39 e de sentar-se nas primeiras cadeiras nas sinagogas e nos primeiros lugares nos banquetes.
40 Eles devoram os bens das viúvas e dão aparência de longas orações. Estes terão um juízo mais rigoroso”.
41 Jesus sentou-se defronte do cofre de esmola e observava como o povo deitava dinheiro nele; muitos ricos depositavam grandes quantias.
42 Chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, no valor de apenas um quadrante.
43 E ele chamou os seus discípulos e disse-lhes: “Em verdade vos digo: esta pobre viúva deitou mais do que todos os que lançaram no cofre,
44 porque todos deitaram do que tinham em abundância; esta, porém, pôs, da sua indigência, tudo o que tinha para o seu sustento”.
Jesus vem prevenir os seus discípulos,dos escribas que gostavam de se aparecer e fingindo estar fazendo o bem enganavam as pessoas mais frágeis roubando-lhes os seus bens. Os mestres da lei não conseguiam enganar a Jesus, Ele tinha um olhar que penetrava intimo deles. Ainda hoje temos pessoas inescrupulosas que usam da boa fé do povo para arrancar deles o pouco que tem. Jesus diz que estes terão um juízo mais rigoroso.

Jesus também observa a atitude das pessoas que davam as suas contribuições para o cofre de esmola. Viu que chegavam os ricos e depositavam grandes quantias, mas apesar dessa esmola ter grande valor monetário,não tinha valor algum diante de Deus,pois o objetivo era somente se aparecer e ser louvados pelas pessoas. Uma pobre viúva que deixou ali,tudo que tinha,esta sim,Jesus a elogiou porque fez um verdadeiro gesto de caridade. Qual o discurso que Jesus fez para ensinar os discípulos?Jesus falou aos seus discípulos que aquela mulher foi a que mais contribuiu porque doou tudo o que tinha.

A pessoa que doa as sobras,nem sempre o faz por verdadeira caridade, pois sempre terá para o seu sustento. A pessoa que tem a coragem de doar tudo que tem,esta realmente deseja fazer algo de bom aos que são mais necessitados e é capaz de passar por privações para ajudar o outro. Jesus considera a maior doação aquela feita com desapego de si mostrando verdadeiro amor ao próximo.

Oração:Senhor Jesus, livra-me de um coração apegado as coisas terrenas,faça me sincera quando eu fizer algum bem aos outros,que não seja para minha própria ostentação,mas com um coração reto e com verdadeiro amor!