A Bíblia é a Carta que Deus nos Deixou

Mt 13,31-35 – O Grão de Mostarda

Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:

- O Reino do Céu é como uma semente de 

mostarda, que um homem pega e semeia 

na sua 

terra. Ela é a menor de todas as sementes; mas, 

quando cresce, torna-se a maior de todas as 

plantas. Ela até chega a ser uma árvore, de modo 

que os passarinhos vêm e fazem ninhos nos seus

ramos. Jesus contou mais esta parábola para o 
povo: 
O Reino do Céu é como o fermento que uma 

mulher pega e mistura em três medidas de 


farinha, 

até que ele se espalhe por toda a massa. Jesus 

usava parábolas para dizer tudo isso ao povo. Ele 

não dizia nada a eles sem ser por meio de 

parábolas. Isso aconteceu para se cumprir o que 

profeta tinha dito: "Usarei parábolas quando 

falar com esse povo e explicarei coisas 

desconhecidas desde a criação do mundo."



Refletindo o que o texto do evangelho diz,me ponho a orar para que a palavra penetre meu coração e eu possa entender o que Deus quer me dizer falando em parábolas.

Simples como uma sementinha pequenina que em uma terra fértil cresce e se torna uma árvore.Senhor, que eu possa perceber sua presença nas coisas simples da minha vida,que não perca tempo te procurando em suntuosidades.
Senhor que eu seja o fermento que misturado na massa a modifica,que eu seja com tua graça o fermento da paz,do amor que une e transforma o mundo.Amém!
A Multiplicação dos Pães

Jo 6,1-15

Depois disso, Jesus atravessou o lago da Galileia,

 que também é chamado de Tiberíades. Uma 

grande multidão o seguia porque eles tinham visto 

os milagres que Jesus tinha feito, curando os 

doentes. Ele subiu um monte e sentou-se ali com 

os seus discípulos. A Páscoa, a festa principal dos 
judeus, estava perto. Jesus olhou em volta de si e 

viu que uma grande multidão estava chegando 

perto dele. Então disse a Filipe:

- Onde vamos comprar comida para toda esta gente?

Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso 
para ver qual seria a resposta de Filipe.

Filipe respondeu assim:

- Para cada pessoa poder receber um pouco de 

pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas 

moedas de prata.

Então um dos discípulos, André, irmão de Simão 

Pedro, disse:

- Está aqui um menino que tem cinco pães de 

cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente?

Jesus disse:

- Digam a todos que se sentem no chão.

Então todos se sentaram. (Havia muita grama 

naquele lugar.) Estavam ali quase cinco mil 

homens. Em seguida Jesus pegou os pães, deu 

graças a Deus e os repartiu com todos; e fez o 

mesmo com os peixes. E todos comeram à 

vontade. Quando já estavam satisfeitos, ele disse 
aos discípulos:

- Recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada.

Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães.

Os que viram esse milagre de Jesus disseram:

- De fato, este é o Profeta que devia vir ao mundo!

Jesus ficou sabendo que queriam levá-lo à força para o fazerem rei; então voltou sozinho para o monte.

Depois de ler e refletir sobre o Evangelho,quero orar e pedir perdão a Jesus,pelas vezes que não partilhei meu pão.

Pelas vezes que não agradeci ao pai pelos alimentos.

Pelas vezes que desperdicei comida,sabendo que muitos não tem nada para se alimentar.

Peço perdão Senhor pelas vezes que não respeitei meu corpo,comendo simplesmente para alimentar minha gula e não observei horários e nem escolhi alimentos que satisfizesse minhas necessidades nutricionais.

Peço Senhor,tem misericórdia e toque na consciência daqueles que inescrupulosamente envenenam os alimentos afim de obter mais lucros,desprezando as normas e o bom senso.


Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.





(Mt 20,20-28

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor;27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.


Refletindo este acontecimento quero orar:
Senhor Jesus ,muitas vezes eu também como os filhos de Zebedeu quis estar em num lugar de posição,mas  a partir  deste ensinamento eu não devo pensar mais assim.O Senhor ensina que veio para servir ,e nós teremos que imitá-lo.A felicidade verdadeira está no serviço e não na ostentação.Ajuda-me Jesus a servir os meus irmãos com alegria e livra-me de todo desejo de ser mais que o outro.Amém!

Evangelho (Mt 13,18-23)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.



— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Que tipo de terreno,sou eu?O terreno da beira da estrada ,onde a semente cai e vem os pássaros e roubam?Os passarinhos da distrações,das novelas, filmes,joguinhos viciantes whatsapp etc?

Serei eu um terreno pedregoso onde a semente nasce,porém rapidinho morre porque suas raizes não se aprofudam.As pedras da irritação,desanimo e cansaço devido tantas outras atividades não deixam que a sementes cresçam.

Ou então meu coração está voltado para as alegrias deste mundo, as riquezas e todo tipo de ilusões que sufocam as sementes como os espinheiros?

Senhor Deus, vem me ajudar a me desvencilhar destes entulhos e aridez que matam a terra do meu coração e impedem que a semente da palavra semeada dê frutos!
Evangelho (Mt 13,10-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.

12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.

14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.

16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Quantas vezes ouvi a Palavra de Deus e no momento seguinte ,já não me lembrava de mais nada.

Senhor perdoa por não valorizar e amar seus ensinamentos ,Ajuda-me não posso ser surda ,quero ouvir e entender tua Palavra para minha salvação !
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.



1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.

11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

Senhor, ao ver a atitude de Maria Madalena que ficou feliz ao vê-lo ressuscitado e quis sair correndo para anunciar aos outros que o Senhor estava vivo ,e partilhar tamanha alegria aos demais com gritos de jubilo:eu vi o Senhor ,ele vive!eu possa sair deste rítimo de incredulidade e pessimismo,como aquele que não crê em sua ressurreição.

Que eu saia deste marasmo ,desta vivencia sem graça e possa te anunciar com entusiasmo e esperança que estás vivo no meio de nós!Jesus vive ,Ele está aqui neste momento,para nos dar a alegria de anunciar com nossa vida as maravilhas do céu.Com sua ressurreição Jesus deu sentido a nossa existência ,não há motivo para amargura e tristeza .

Deixemo-nos apaixonar por Jesus e nunca mais nos separar dele!Ele é a luz que brilha ,a luz que clareia os nossas trevas ,nossos desencontros,nossa falta de coragem de perdoar quem nos ofendeu,nossa preguiça de orar e adorar a Deus.Nós também somos o discípulo ou discípula amado ou amada do Senhor,cabe a nós fixar o nosso olhar nele e nunca mais o abandonar.Maria Madalena nunca mais tirou o seu olhar do coração amoroso de Jesus ,desde que o conheceu.

Jesus ,permita que eu tenha um encontro pessoal contigo,que me encha de alegria e entusiasmo para testemunhar sua presença em minha vida ,na vida das pessoas da minha família,que todos ao meu redor possam sentir a sua presença em mim!