A Bíblia é a Carta que Deus nos Deixou

Não deixe a Timidez Travar Você

A timidez caracteriza-se pelo nervosismo,desconforto,tremedeira que uma pessoa sente ao ter que tratar, ou resolver algum assunto com superiores ou pessoas que considera ter mais prestígio do que ela. O tímido se sente pouco a vontade em lugares públicos ,em festas com pessoas estranhas tem a mania de pensar que todos estão olhando para si com olhares críticos e desaprovação, sente-se inferior aos outros, tem medo de emitir ideias ,tem tendência em ficar corado em determinadas situações que considera constrangedora. As pessoas que convivem com a pessoa tímida classifica-a como orgulhosa e arrogante. 

Quais as causas da timidez?

As causas da timidez pode ser as mais variadas possíveis, depende do meio em ocorreu seu desenvolvimento e possíveis agressões recebidas  pela pessoa . Muitas críticas por exemplo,falta de valorização de sua criatividade,atos considerados vexatórios na família ,pai ou mãe alcoolista prostituição dos pais,depreciação feitas para pessoas da família ou dos outros de fora. A falta de manifestação de carinho e estima também são fatores que levam o individuo ter uma personalidade tímida. A punição física em casa ou na escola, humilhações públicas, surras,palmadas, reprovações com injúrias e zombação. Há uma complexidade sobre este assunto e uma pessoa será prejudicada dependendo da estrutura psicológica conseguida na sua formação.

As consequências da timidez

A timidez tem como conseqüência impedir a liberdade do indivíduo. A pessoa tímida deixa de realizar coisas importantes ,se sente frustrada pois gostaria de falar com as outras pessoas naturalmente. Sofre muito quando precisa se expor ,é frequentemente ser chamado de tímido, isso o constrange, porque ninguém gosta de ser tímido. As perdas que o tímido sofre o deixa desmotivado de tentar de novo e acaba se isolando da sociedade dependendo do grau timidez que pode ser classificada como leve ,moderada ou intensa.

Como se livrar da timidez

A timidez seja ela excessiva ou não sempre incomoda e precisa ser trabalhada. A primeira coisa a fazer é
 conhecer os aspectos de sua timidez,o que ela impede você de realizar,quais as perdas que você teve ou
 tem, e se sentir que dá para caminhar sozinho ,comece a desafia-la como se ela fosse um adversário físico. Fale com ela repreenda,expulse ,diz a ela que sua presença não é bem vinda ,e na medida do possível
 comece a buscar as causas da timidez, se descobrir que há o envolvimento de outras pessoas, comece a
fazer um exercício de amorização e perdão,por que achar culpados não solucionará o problema.

Trave uma luta com sua timidez

Assumir a personalidade tímida e reconhecer os danos causados por ela é um passo para se livrar de uma vez por todas deste peso que atrapalha seu crescimento e fere sua alta estima. Proporcionar mais bate papo presenciais ,sair mais com os amigos ,frequentar festinhas, e rejeitar a ideia que é o centro das atenções o ajudará a se tornar mais livre e a vontade. A timidez não pode se transformar num fantasma que impede a pessoa de viver ,manifestar afeto e ser livre. Se preocupe em amar-se tal como é, mas sempre em busca da verdadeira liberdade que é poder se sentir feliz com suas realizações.

A timidez no ambiente de  trabalho


Evite concordar com tudo e com todos ,só de medo de expor suas idéias,você é uma pessoa com conhecimentos,sentimentos e idéias diferentes.Uma pessoa pode se privar de dar um avanço reprimindo suas idéias só porque acha que outra pessoas considerada inteligente insiste em manter tudo como está ,ou admite mudanças só se a idéia sair delas e as outras idéias são desprezadas .Não permita que alguém faça isso com você.O mundo foi criado para todos ,não deixe que espertinhos tomem posse.

 Estude e treine para sobressair

Estudar não só ler as idéias dos outros,mas sim ler e desenvolver a crítica,fazer questionamentos, avaliar se vale a pena seguir ou praticar o que o outro pensa. As pessoas vivem em uma corda bamba de acertos e erros,e ficar de olhos bem abertos e questionar tudo pode livrar você de um enrascada, ,não dar ao outro o poder de ser o dono da verdade.Tem pessoas que por timidez faz exatamente tudo o que um médico prescreve.Será que com um minuto de consulta o médico tem o poder de saber tudo que passa com o doente? Para questionar é importante ter argumentos fundamentados,  não é preciso ser um arrogante,mas deixar que outro determine sua vida fará de você uma marionete sem voz e sem vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário